A falta de um ou mais dentes já é, por si só, desconfortável. Há algum tempo, a solução parecia óbvia: dentadura. Mas, com ela, que deveria resolver de uma vez por todas o problema de dentes faltantes, surgiram outros empecilhos: incômodo durante a mastigação, perda óssea, dores faciais, inchaço nas gengivas, etc.
É aqui que entram os implantes dentários. Diferente das dentaduras, os implantes são fixos: um implante é uma estrutura de titânio em forma de pino, fixada no osso, que substitui a raiz do dente. O dente artificial (prótese) é colocado sobre o pino.
O fato de ser fixo já elimina alguns dos problemas da dentadura: o desconforto com a mastigação acaba, bem como a possibilidade de constrangimento diante de um possível escape e a perda óssea, causada pelo uso de dentadura durante muito tempo.
Além disso, os implantes trazem outros benefícios:
- Duram muito mais (há casos de implantes que, com a devida higienização bucal, duraram 24 anos!);
- Não causam perda da sensibilidade, já que não bloqueiam o palato (céu da boca), responsável por detectar diferentes sabores;
- Permitem que o sistema digestivo funcione corretamente, uma vez que os alimentos passam a ser triturados de forma correta;
- Mantêm a saúde dos ossos.
Para além das vantagens relacionadas à saúde bucal, existem aquelas relacionadas ao sorriso em si.
Sorrir aumenta a longevidade! Ao sorrir, liberamos endorfina, o hormônio do bem-estar, que faz com que o corpo relaxe e reaja de maneira eficiente a ameaças, como vírus ou bactérias. A endorfina também é responsável, sobretudo, por aliviar dores.
Além disso, a prática diária do sorriso faz com que os batimentos cardíacos diminuam, o que diminui também a pressão arterial.
E por último, mas não menos importante, destacam-se as vantagens na qualidade de vida: o sorriso é muito importante para a autoestima e a autoconfiança de cada um. Sorrir sem medo de constrangimentos é fundamental para que nos sintamos bem ao redor de outras pessoas!
Na Medeiros Odontologia, há quatro tipos de implantes: a prótese unitária fixa, ideal para substituir um único dente; o implante de carga imediata, cuja fixação é feita em uma única sessão; a prótese protocolo, que prevê a colocação de quatro a seis implantes, a depender de cada caso individual, com o intuito de reabilitar toda a arcada superior ou inferior; e a prótese overdenture, uma prótese total removível fixada em dois pinos de titânio implantados na mandíbula inferior ou superior, dependendo da quantidade de dentes.
Para descobrir qual é a melhor solução para seu caso, agendar uma avaliação é essencial! Nossa equipe de profissionais especializados está à sua espera.
Um abraço,
Dr. Cleydson Medeiros
Cirurgião Dentista e Responsável Técnico
CRO-ES 4471 | EPAO-ES 1286