Endodontia Microscópica
Especialidade odontológica popularmente conhecida como “tratamento de canal”. De modo geral, as causas mais comuns para este tipo de procedimento são dentes quebrados, cárie profunda ou dano ao dente, como um trauma forte. Há também a indicação protética, como casos de ponte fixa ou coroa.
O tratamento de canal consiste na retirada da polpa do dente (tecido que dá vitalidade ao dente), encontrado na parte interna da raiz. Uma vez que essa polpa foi danificada, morta ou removida, o espaço intracanal deve ser limpo, modelado e obturado com material biologicamente compatível. O tratamento é feito em três etapas. Confira:
1ª etapa
• Avaliação do dente;
• Avaliação da imagem radiografia;
• Determinar números de canais;
• Curvatura;
• Anestesia, isolamento do dente, abertura coronária e remoção do tecido pulpar.
2ª etapa
Limpeza dos canais. Após a remoção da polpa, os canais devem ser limpos e modelados. Tal procedimento é efetuado com Limas de Niti rotatório (giradas por um motor) e irrigado constantemente com uma solução que seja bactericida e bacteriostática. Em seguida é feita a obturação tridimensional do sistema de canais.
3ª etapa
Restauração. Após a obturação indica-se a restauração final do dente. Nos casos em que o dente tenha perdido mais de 50% de sua estrutura, indica-se a colocação de uma coroa, que vai evitar fraturas. Ela resiste mais aos esforços da mastigação.
Na Medeiros Odontologia, o tratamento de canal é feito em sessão única. Quando aliado à microscopia, há ganhos na qualidade do resultado final do tratamento, uma vez que este recurso permite que todo o processo seja visto e acompanhado pelo profissional, que pode então identificar o número de canais para que nenhum fique sem obturação.
TODOS OS TRATAMENTOS
Estética
Manutenção Oral
Reabilitação Oral
- Prótese Dentária
- All on 4
- Zigomático