A autoestima é muito importante na vida de todos nós. Quando nos sentimos bem, tudo fica mais fácil: as relações com as pessoas ao nosso redor, as atividades rotineiras, como lidamos com diversas situações, etc.
Há quem pense que a odontologia é destinada a cuidar da saúde bucal. Sim, é verdade, mas a odontologia estética, uma das vertentes da área, é focada também na aparência do sorriso – e, consequentemente, do rosto em geral.
Sorriso gengival, dentes desalinhados, escuros ou de cores diferentes, por exemplo, são questões que afetam a autoestima e a confiança das pessoas.
Muitas vezes estas questões impedem ou dificultam ações simples do dia a dia, especialmente no que diz respeito à convivência com outras pessoas. O constrangimento pode tomar conta e causar grande desconforto.
Além disso, há casos em que questões estéticas se transformam em problemas de saúde: dentes desalinhados, por exemplo, podem ser indícios de mordida inadequada. A odontologia estética, portanto, pode ser útil não apenas para conferir ao sorriso uma aparência melhor, mas também para prevenir e/ou tratar disfunções da saúde bucal.
Os principais tratamentos da odontologia estética incluem clareamento dental, lentes de contato, plástica gengival, etc. Cada um deles é indicado para necessidades e desejos diferentes.
Um dos principais benefícios da odontologia estética está relacionado ao que acontece após os procedimentos realizados: quando o paciente fica satisfeito com o resultado e percebe a elevação na autoestima, ele tende a cuidar mais da higiene bucal para preservar seu sorriso e mantê-lo branco, bonito e bem cuidado!
Além disso, uma autoestima elevada contribui para manter o bem-estar psicológico, extremamente importante.
Para além dos benefícios na autoestima, a odontologia estética contribui também com a saúde bucal. Com um sorriso que te agrada, você certamente passará a cuidar mais da sua higiene bucal, escovando os dentes e passando o fio dental com a frequência necessária.
Próteses mal feitas, além de um visual desagradável, podem causar problemas de mastigação, que ocasionam mal funcionamento do estômago, por exemplo. Dentes desalinhados também incomodam muitos pacientes, mas, mais que questões estéticas, eles podem ser indícios de uma mordida inadequada.
É por isso que, além de benefícios na autoestima, a odontologia estética pode ser benéfica para a saúde bucal.
Qual é o seu caso? Na Medeiros Odontologia, trabalhamos com avaliações personalizadas para que possamos nos certificar de que cada um dos nossos pacientes ficará satisfeito com os tratamentos realizados.
Dr. Cleydson Medeiros
Cirurgião Dentista e Responsável Técnico
CRO-ES 4471
EPAO-ES 1286