Por conta da perda de um ou mais dentes, a saúde bucal além de ficar comprometida, também torna constrangedora a realização de algumas ações simples como conversar, sorrir e comer. Parece até exagero, né? Mas não é. Acontece porque a autoestima e a qualidade de vida ficam comprometidas e, para compensar o dano sem desconforto na mastigação e insegurança, o implante dentário é a melhor solução.
Muito se fala sobre o implante dentário, principalmente por conta da eficiência e por realmente parecer um dente natural, mas é importante saber tudo sobre o procedimento antes de decidir ou não por fazê-lo. Separamos alguns fatores que talvez você não soubesse:
- Não existe rejeição
O implante dentário em geral é feito de titânio, um material biocompatível ao organismo humano. Por isso, não é rejeitado como um corpo estranho.
- Não dói
Muita gente tem medo da dor relacionada ao tratamento. Para a colocação do implante dentário é realizada uma anestesia local e, como o implante é feito no osso, não se trata de um procedimento doloroso. Muitas vezes, o pós-operatório é incômodo, o que se torna recomendado o uso de de analgésicos, antiinflamatórios e antibióticos durante este período – sempre com prescrição do dentista.
- Há contraindicação
O implante dentário é recomendado para quase todo mundo, exceto em crianças e adolescentes que ainda estão em fase de crescimento, por conta da instabilidade da estrutura óssea na arcada. O tratamento também não é recomendado para gestantes e pessoas com alguns problemas de saúde, como por exemplo, no caso de diabetes e problemas cardíacos. Por isso, é fundamental que o dentista realize exames e analise o histórico de saúde do paciente.
- Pode precisar de enxerto ósseo
Em alguns casos, o paciente não possui a quantidade mínima necessária de osso para a fixação segura de um implante dentário, ou, em outros casos, essa quantidade mínima existe, porém não o suficiente para proporcionar uma reconstrução estética ideal. Caso isso ocorra, o cirurgião dentista tem que realizar enxertos ósseos, onde muitas vezes esse osso utilizado é coletado do próprio paciente. Tudo depende da análise do profissional.
- Existem diferentes tipos de implantes
Como já dissemos em itens anteriores, o cirurgião dentista vai analisar cada caso para decidir como conduzir o procedimento. A escolha de um determinado implante dentário ao invés de outro está ligada ao problema particular de cada paciente, por isso é fundamental a avaliação de fatores como idade, estrutura maxilar e saúde bucal, entre outras.
Esperamos que este artigo tenha sido útil. Se você ainda tem dúvidas sobre o implante dentário, estamos à disposição para respondê-las. Entre em contato e agende a sua avaliação. Clique aqui para acessar ao site.
Até a próxima!
Dr. Cleydson Medeiros
Cirurgião Dentista e Responsável Técnico
CRO-ES 4471 | EPAO-ES 1286